Pular para o conteúdo principal

Projeto oloduMatão

No mês de setembro de 2015, no quilombo de Matão, município de Gurinhém, começou a experiência de oloduMatão impulsionada por Silvia Brenna da Casa dos Sonhos e Alberto Banal da AACADE – Associação de apoio as comunidades afrodescendentes.

A escolha foi proporcionar uma aproximação a um gênero de música e dança afro característico do ambiente baiano, mas praticamente desconhecido e alheio a cultura musical e artística das comunidades quilombolas da Paraíba. Estamos falando do afoxé e do samba reggae.

Não tendo muitos recursos, além do precioso apoio da Associação italiana “UNITI PER LA VITA”, como é no nosso estilo, apelamos a imaginação e a boa vontade: os tambores nasceram de uma fantasiosa reutilização de baldes adequadamente afinados e o figurino foi costurado pelas mulheres da comunidade.

A identificação com a música baiana foi imediata já a partir da denominação do grupo “oloduMatão”, junção de “Olodum”, máxima expressão da percussão baiana, e o nome do mesmo quilombo “Matão”. Na realidade não se tratou somente de uma identificação semântica; com efeito o auto empoderamento do novo gênero musical e artístico surgiu quase como um espontâneo processo maiêutico de socrática memória.
As simples palavras de Leo Rufino, um dos primeiros integrantes de oloduMatão, são reveladoras da rapidez e da profundeza do processo de empoderamento: “A gente não conhecia não este gênero de música, mas desde os primeiros momentos, percebemos que isso fazia parte da nossa cultura afro, era como se estivéssemos descobrindo algo que já estava dentro de nós sem ter consciência disso. É uma sensação muito boa”.

Depois de pouco mais de quatro anos, oloduMatão é reconhecido como uma das novas expressões da cultura afro quilombola paraibana e continua a sua trajetória sob a supervisão do professor de percussão Alberto Lima e da professora de dança afro Luciana Peixoto.

Hoje oloduMatão é parte do projeto Escrilendo da Casa dos sonhos e da AACADE com o apoio do Ministério Público do Trabalho, Segunda Vara Campina Grande e de Uniti per la vita, Itália.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

oloduMatão abre a 6ª FENEVALE- Feira de Negócios do Vale do Paraíba em Itabaiana

Nova temporada - Novos professores

oloduMatão: nova temporada e novas experiências com os novos professores Rodrigo, Cida, Eugeneto e Wesley. para assistir ao vídeo clicar na imagem

oloduMatão participa do Orçamento Democrático em Ingá

por Rodrigo Baima e Maria Aparecida No dia 26 de agosto de 2023, a comunidade quilombola do Matão foi convidada a participar do orçamento democrático na cidade de Ingá.  A atividade se iniciou pela manhã na comunidade na sede do projeto que atende crianças e jovens com atividades voltadas a arte cultural, como dança teatro, capoeira, percussão e aulas de sanfona. Houve uma breve reunião com os integrantes do OloduMatão com os educadores Rodrigo Baima, Maria Aparecida, Eugeneton Negreiros e Thales Gabriel, com a fala da professora e organizadora Rosângela.  Logo após o diálogo com os adolescentes foram distribuídas as fardas ofertadas pela prefeitura de Mogeiro.  Em seguida, os jovens foram se organizar para o encontro em suas casas, e os educadores foram interagir com os trabalhadores da comunidade, para entender uma obra que estava sendo feita para a comunidade.  Segundo um trabalhador e assistido do projeto, ele relata a união e comprometimento do povoado em se ajudar para construir