Pular para o conteúdo principal

Plantado no Quênia o baobá "oloduMatão"

 

A nossa grande amiga italiana, Silvia Brenna, fundadora com Alberto Banal do grupo de percussão e dança afro “oloduMatão” em ocasião do Natal 2020 e em memória do seu pai recém falecido, Franco, deu de presente uma muda de baobá que já está num viveiro do Quênia e, quando crescer, será transplantada num vilarejo de lá.
Nosso imenso agradecimento a Silvia e a generosidade do seu pai.

O baobá oloduMatão


A carteira de identidade do baobá oloduMatão


O baobá

Descrição

Baobá é uma espécie nativa de Madagascar e difundida em toda a África. Famoso por sua grandeza, pense que o diâmetro do tronco pode chegar a 10 metros. É considerado o centro gravitacional da vida social da aldeia, sob sua sombra são realizados mercados, reuniões, danças e jogos. É plantada para contribuir com a recuperação das florestas naturais.

Significado

Vida: É uma árvore mágica e atemporal: por sua longevidade, na tradição folclórica africana é chamada de Árvore da Vida. 

Co2

Ao plantar esta árvore você favorecerá o absorvimento de 3000 kg de CO2, o quanto uma pessoa produz em média em 230 dias.

*Dados fornecidos pelo Google Public Data.

Onde se encontra o baobá oloduMatão


O viveiro onde se encontra o baobá oloduMatão

Onde será transplantado o baobá oloduMatão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

oloduMatão abre a 6ª FENEVALE- Feira de Negócios do Vale do Paraíba em Itabaiana

oloduMatão participa do Orçamento Democrático em Ingá

por Rodrigo Baima e Maria Aparecida No dia 26 de agosto de 2023, a comunidade quilombola do Matão foi convidada a participar do orçamento democrático na cidade de Ingá.  A atividade se iniciou pela manhã na comunidade na sede do projeto que atende crianças e jovens com atividades voltadas a arte cultural, como dança teatro, capoeira, percussão e aulas de sanfona. Houve uma breve reunião com os integrantes do OloduMatão com os educadores Rodrigo Baima, Maria Aparecida, Eugeneton Negreiros e Thales Gabriel, com a fala da professora e organizadora Rosângela.  Logo após o diálogo com os adolescentes foram distribuídas as fardas ofertadas pela prefeitura de Mogeiro.  Em seguida, os jovens foram se organizar para o encontro em suas casas, e os educadores foram interagir com os trabalhadores da comunidade, para entender uma obra que estava sendo feita para a comunidade.  Segundo um trabalhador e assistido do projeto, ele relata a união e comprometimento do povoado em se ajudar para construir

Nova temporada - Novos professores

oloduMatão: nova temporada e novas experiências com os novos professores Rodrigo, Cida, Eugeneto e Wesley. para assistir ao vídeo clicar na imagem