Pular para o conteúdo principal

Como surgiu o projeto oloduMatão - percussão e dança

Eis como com pouquíssimo investimento e muita paixão e garra pode se criar e desenvolver um projeto com jovens e crianças quilombolas.
Um dia a minha amiga Silvia, italiana voluntaria na Casa dos sonhos, me liga e diz: “Alberto, tu achas que podemos implantar um projeto de percussão e dança (afro, afoxé e samba reggae) num quilombo? Eu e a minha assistente Clarice vamos ensinar dança, Santiago e Alberto percussão”. “Combinado – respondi na hora – me envie a lista do material que precisa e... quando vamos começar?”
Apresentamos a proposta ao grupo dos jovens do quilombo de Matão e na semana seguinte a gente já estava ao trabalho.
No entanto compramos 10 barris de plástico para construir os tambores e todo o material necessário para completar a obra. Gastamos pouco mais de 350 reais e imediatamente pudemos começar a primeira aula. Santiago e Alberto aos tambores, Silvia e Clarice na dança.





A equipe dos professores: Clarice, Alberto, Silvia e Santiago

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

oloduMatão abre a 6ª FENEVALE- Feira de Negócios do Vale do Paraíba em Itabaiana

oloduMatão participa do Orçamento Democrático em Ingá

por Rodrigo Baima e Maria Aparecida No dia 26 de agosto de 2023, a comunidade quilombola do Matão foi convidada a participar do orçamento democrático na cidade de Ingá.  A atividade se iniciou pela manhã na comunidade na sede do projeto que atende crianças e jovens com atividades voltadas a arte cultural, como dança teatro, capoeira, percussão e aulas de sanfona. Houve uma breve reunião com os integrantes do OloduMatão com os educadores Rodrigo Baima, Maria Aparecida, Eugeneton Negreiros e Thales Gabriel, com a fala da professora e organizadora Rosângela.  Logo após o diálogo com os adolescentes foram distribuídas as fardas ofertadas pela prefeitura de Mogeiro.  Em seguida, os jovens foram se organizar para o encontro em suas casas, e os educadores foram interagir com os trabalhadores da comunidade, para entender uma obra que estava sendo feita para a comunidade.  Segundo um trabalhador e assistido do projeto, ele relata a união e comprometimento do povoado em se ajudar para construir

Nova temporada - Novos professores

oloduMatão: nova temporada e novas experiências com os novos professores Rodrigo, Cida, Eugeneto e Wesley. para assistir ao vídeo clicar na imagem